OS SETES “AI DE VOCÊS” DE JESUS PARA OS CRISTÃOS DE HOJE

 


                    Jesus condena a hipocrisia religiosa através de sete “Ai de vocês, fariseus e doutores da  Lei, hipócritas...” (Mateus 23,13-36)

VOCÊ SABE O QUE É HIPOCRISIA?

Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar. (Wikipédia)

Entenderam?

No texto bíblico, Jesus dirigiu os seus “Ai de vocês” para os doutores da Lei e fariseus. Nos dias de hoje a quem Ele dirigiria? Certamente a todos nós. Vivemos em uma sociedade hipócrita, das aparências, do “faz de conta que eu acredito”. Não é verdade?

COMO JESUS DIRIGIA A NÓS OS SEUS SETE “AI DE VOCÊS”?

“Ai de vocês”, que se dizem cristãos, e se preocupam em ajudar o pobre, dando esmolas e fazendo suas orações, e participando de missas, mas “deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei de Deus, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade” ao mandamento de amar os outros como Jesus ama. “Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo.” “Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.” (Mt 23,23-26)

Ai de vocês, que se dizem cristãos, e pedem a misericórdia e a compaixão de Deus e a sua ajuda, e não conseguem ser misericordiosos e ter compaixão com seu próximo.

Ai de vocês, que se dizem cristãos, e pedem perdão dos seus pecados, das suas falhas, sabendo que o Pai, no seu amor infinito, vai lhes dar uma outra chance, e no entanto, não conseguem perdoar aqueles que os ofendem e enchem seus corações de raiva e rancor.

Ai de vocês, que se dizem cristãos, e foram batizados, e fizeram a sua profissão de fé na sua Igreja, e no entanto, não a respeitam nem a amam, nem seguem a sua doutrina.

Ai de vocês, que se dizem cristãos, e agem como se não o fossem tendo atitudes mesquinhas e egoístas, fofocando e falando mal uns dos outros, sem se importar com as consequências, ou se estão levantando um falso testemunho. Em verdade lhes digo que vocês próprios são um péssimo testemunho de um cristão!

Ai de vocês, que se dizem cristãos, mas não são honestos nos seus negócios, nem justos com os seus empregados, tentando levar vantagem em tudo o que fazem. Em verdade lhes digo que a justiça de Deus não falha!

Ai de vocês, que se dizem cristãos, mas estão cheios de desesperança e falta de fé! Dizem que acreditam na Boa Nova de Jesus, mas vivem tristes ou carrancudos. Dizem que acreditam que Deus está agindo no seu mundo e que sua misericórdia e amor se derramam todos os dias sobre eles, mas não vivem esta esperança e consolo. Em verdade vos digo, que os ateus são melhores testemunhos de vida para as pessoas do que vocês!

Não sei você, mas eu me vi em cada um destes “Ai” e reconheço como tenho que progredir na minha vida de fé e seguimento de Jesus!

Ai de mim, Senhor, se não fizer a tua vontade!

Comentários

AS MENSAGEIRAS

AS MENSAGEIRAS

NAS TRISTEZAS E NAS DORES DA JORNADA