COMO ROSAS QUE SE ABREM À LUZ DO SOL



As rosas precisam da luz do sol para abrir suas pétalas e revelar toda a sua beleza.

Como as rosas, também precisamos nos abrir para a luz. 

A nossa luz é Jesus.

Precisamos nos abrir à sua luz, ao seu amor. E pedir que a sua luz não fique apenas na superfície, apenas nas pontas das pétalas...  Para isso é preciso que deixemos que a luz de Jesus penetre até o mais profundo de nosso ser.

Veja quantas rosas que ficam apenas no botão e  murcham e morrem assim, porque foram arrancadas antes de receberem a luz do sol.



Mas as rosas não precisam só da luz do sol. Apenas uma chuva não é suficiente para regar as rosas e fazê-las crescerem fortes e saudáveis.


Também nós precisamos muitas vezes receber as graças do Senhor, o seu amor, a água viva do seu Espírito Santo, a luz que é Jesus, para crescermos fortes e saudáveis na fé, como pessoas em relação com Deus, com o mundo, com as outras pessoas.


A PALAVRA 


EU SOU A LUZ DO MUNDO

Jesus continuou dizendo:

 «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.» (Jo 8,12)

 

O que Jesus quis dizer quando se declarou como a luz do mundo e quem o seguisse não andaria nas trevas?

A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Se você entrar no porão escuro de uma casa, sem dispor de uma luz, poderá se machucar.

Sem a luz de Deus, que afasta a escuridão, todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade.

O que representa a escuridão?

O mal, o egoísmo, a falta de perdão, a vingança, a maldade, o orgulho, o desrespeito às pessoas, ao mundo criado...

Jesus é a manifestação da Luz de Deus para nós. Ele ilumina a nossa vida, mostrando o caminho a seguir, amando-nos como o Pai nos ama, ensinando-nos a vontade do Pai.

Assim nos afasta das trevas, da escuridão da vida sem sentido, da contaminação do mal.

VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO

Jesus se declara a luz do mundo e depois proclama QUE NÓS TAMBÉM SOMOS A LUZ DO MUNDO. Quem segue a luz que é Jesus, se transforma também em luz.

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  (Mateus 5:14)

“A luz na Bíblia Sagrada aparece em diversas aplicações. De forma geral ela indica o genuíno conhecimento de Deus, a verdadeira felicidade, a justiça, a bondade, as bênçãos da salvação, o deleite etc. (cf. Salmos 27:1; 36:9; 97:11; Isaías 9:1-7; 60:19; Mateus 6:22,23; Lucas 1:77-79; Efésios 5:8,9).

A Bíblia declara que Deus é luz (1 João 1:5). Cristo é a manifestação plena dessa luz (João 1:4,5; 8:12; 9:5; Atos 26:13). Por isso o próprio Jesus se apresenta dizendo: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12). Contudo, a luz de Deus manifestada em Cristo é também refletida nos redimidos, tanto coletivamente como Igreja quanto individualmente. Daí vem a declaração de Mateus 5:14: “Vós sois a luz do mundo”.

Isso significa que os cristãos não são luz em si mesmos. Na verdade eles são luz no Senhor (Efésios 5:8). Eles não são a fonte da luz, mas são transmissores da luz. Quando Cristo declarou ser a luz do mundo, Ele mesmo explicou: “Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Perceba que Ele diz que seus seguidores recebem a luz.

Então se Jesus Cristo é a verdadeira luz do mundo, os cristãos são também a luz do mundo por causa de sua conexão com Ele.

Então ao dizer aos seus seguidores vós sois a luz do mundo”, Jesus ensina que os cristãos são o instrumento que Deus usa para propagar a luz da salvação em Cristo diante do mundo que está em trevas.

Jesus não apenas diz aos crentes vós sois a luz do mundo”. Ele também diz que a luz que eles receberam deve brilhar diante dos homens. Isso é inevitável na vida do verdadeiro cristão, da mesma forma com que é inevitável que uma cidade construída sobre uma colina seja visível a todos. Além disso, Jesus também diz que não faz sentido alguém acender uma lâmpada e deixá-la escondida (Mateus 5:14,15).

“Brilhe a luz de vocês diante dos homens, para vejam as suas boas obras e glorifiquem a seu Pai que está no céu” (Mateus 5:16).”

(Daniel Conegero, https://estiloadoracao.com/sal-da-terra-e-luz-do-mundo/)

 

A ESCUTA

Eu sou a luz do mundo e vim para iluminar a vida, o caminho de todos aqueles que querem fazer parte do Reino de Deus.

Vim para fazer de vocês reflexos da minha luz, para dar-lhes a posse da luz da vida e não andarem na escuridão.

Não guardem esta luz só para vocês. Repartam-na com seus irmãos.

Sejam luz forte e radiante lá onde o Pai os colocou!

Não desistam de brilhar em meio às trevas do mundo!

Seu mundo precisa da minha luz. Não se omitam!

Perseverança é o que quero!

Brilhe a sua luz no meio dos homens!  

Que ao vê-la consigam ver e compreender que é um reflexo da glória do meu Pai.

Uma grande graça que receberam!

 

O QUE VAMOS RESPONDER A JESUS?


ORAÇÃO


Senhor Jesus,

Eu quero ser luz onde Deus me colocou!

Quero refletir a tua luz e iluminar a minha casa, a minha família, meus amigos, meus colegas de trabalho, meus vizinho, o dono da lojinha, o padeiro, o açougueiro, o zelador do prédio... com o teu amor!

Ajuda-me a afastar todas as trevas da minha vida!

Que tua luz me inunde profundamente, iluminando toda e qualquer treva que ainda haja em mim.

Que brilhe a minha luz, mostrando as minhas boas obras.

Que eu possa glorificar o Senhor, através das minhas ações.

Assim seja. 

Comentários

AS MENSAGEIRAS

AS MENSAGEIRAS

NAS TRISTEZAS E NAS DORES DA JORNADA