DIZEM "TUDO VAI BEM", QUANDO TUDO VAI MAL

 

(Se preferir, pode acompanhar pelo vídeo no final do post.)






ENTENDENDO O CONTEXTO DO TEXTO BÍBLICO

Muitos profetas escolhidos por Deus foram perseguidos e exilados por falarem a verdade que Deus lhes revelava. Muitos não eram mais ouvidos porque só anunciavam calamidades e tristezas ou por anunciarem a ira de Deus. Jeremias foi colocado dentro de um poço. “Assim, pegaram Jeremias e o jogaram na cisterna de Malaquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Baixaram Jeremias por meio de cordas para dentro da cisterna. Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama” (Jr 3,6) Por isso, muitos profetas começaram a proferir oráculos enganadores, anunciando boas notícias.

Oráculos enganadores


"Eis o que diz o Senhor Javé: Porque proferis oráculos enganadores e tendes visões mentirosas, eu vou castigar-vos - oráculo do Senhor Javé. Estenderei minha mão contra esses profetas de visões ineptas e de oráculos enganadores. Não farão mais parte do conselho do meu povo, não serão inscritos no número da casa de Israel. E saberão assim que sou eu o Senhor Javé.


"Tudo vai bem", quando tudo vai mal.

“Porquanto, abusam do meu povo, dizendo: 'Tudo vai bem', quando tudo vai mal. Quando meu povo constrói um muro, ei-los a cobrirem-no de gesso. Dize, pois, àqueles que põe esse gesso: esse muro vai cair. Vai haver um aguaceiro, vai cair saraiva grossa, vai desencadear-se uma tempestade e o muro vai rachar! Então se vos dirá: Onde está o reboco de gesso que amassaste?”

A verdade vai aparecer

“Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: Em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera vou mandar uma tempestade; em meu furor de destruição, farei cair granizo. Abaterei assim o muro que emboçastes, pô-lo-ei abaixo, desnudá-lo-ei até às suas fundações. Ele desmoronará e perecereis no meio dos escombros. Quando houver saciado o meu furor contra o muro e contra aqueles que o tiverem rebocado de gesso, direi: Nada de muro! Desapareceram aqueles que o rebocaram, esses profetas israelitas que profetizavam sobre Jerusalém e tinham para ela visões de bem-estar quando tudo ia mal! - oráculo do Senhor Javé" (Jr 37,8- 1 6).

O QUE O TEXTO BÍBLICO DIZ?


O povo agia mal - o muro que construíam eram as suas ações, atitudes, escolhas.

E os profetas ficavam omissos diante do erro, do mal, da escolha errada de caminhos que não eram os de Deus.

Não denunciavam o que faziam. Não anunciavam a vontade de Deus. Não alertavam para as consequências daquilo que estavam fazendo: "cobriam o muro de gesso" tentando tapear a verdade, para agradar o povo.

Com seu otimismo enganador, escondiam a situação desesperadora de pecado, construíam um muro separando o povo da verdadeira vontade de Deus.

Não eram a voz de Deus para o povo.

O verdadeiro profeta, Jeremias, vem então anunciar: "Este muro vai cair. Vai haver um aguaceiro, vai cair saraiva grossa, vai desencadear-se uma tempestade e o muro vai rachar! E onde está o reboco de gesso que amassaste?"

E Deus ainda vai fazer estes falsos profetas prestarem contas da vida do seu povo, da sua gente. Deviam ser as sentinelas, para avisar o povo da vontade de Deus, "para os colocar em guarda contra seu proceder nefasto" para que pudessem salvar suas vidas.

APROFUNDANDO

Deus escolhe as sentinelas

"Filho do homem, dirige-te a teus companheiros e diz-lhes: quando eu erguer a espada contra uma terra, e seus habitantes escolherem um dentre eles para ser sentinela, suposto que esse homem, vendo vir a espada, faça soar a trombeta para dar alarme à população, todo aquele que escutar o seu som sem lhe dar atenção, e então venha a espada fazer que ele pereça, esse homem é responsável por aquilo que lhe houver sucedido: ouviu o soar da trombeta, todavia não tomou precaução: é ele responsável pelo que lhe advier. Mas aquele que tomou em consideração o alarme, esse terá salva a sua vida.

Pedirei contas à sentinela

Suposto, ao contrário, que a sentinela veja vir a espada, não faça soar a trombeta, de sorte que o alarme não seja dado às gentes e que a espada venha a tirar a vida de alguém, este, é certo, perecerá devido à sua iniquidade, mas eu pedirei conta do seu sangue à sentinela.

Eu te constitui sentinela na casa de Deus

Filho do homem, eu te constitui sentinela na casa de Israel. Logo que escutares um oráculo meu, tu lhe transmitirás esse oráculo de minha parte. Se eu digo ao pecador que ele deve morrer, e tu não o avisares para o pôr de guarda contra seu proceder nefasto, ele perecerá por causa de seu pecado, mas a ti pedirei conta do seu sangue. Todavia, se depois de receber tua advertência para mudar de proceder, nada fizer, ele perecerá devido a seu pecado, enquanto tu salvarás a tua vida" (Ez 33,2-9).

O QUE O TEXTO DIZ PARA NÓS?

Deus nos chama hoje a profetizar

Cada um de nós é chamado por Deus a ser profeta em nosso tempo: anunciar a verdade, a vontade de Deus e denunciar o que está errado, segundo a vontade de Deus.

Mas assim como esses profetas denunciados por Jeremias, que anunciavam que tudo ia bem, quando tudo ia mal, muitos de nós também preferimos ficar calados, nos omitirmos quando vemos tudo indo mal, para não desagradar os outros ou  para não sofrer consequências.

Voltemos a Josué: “Escolham bem a quem quereis servir! Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” (Josué 24,15)

Filho ou filha de Deus, ele te constituiu sentinela no seu Reino.

Logo que escutares a voz do teu Deus te chamando a profetizar, tu transmitirás a sua vontade a teus irmãos.

Se eles não te ouvirem, e não mudarem de proceder, eles serão responsáveis pelo que lhes advier, enquanto tu salvarás a tua vida.

Ao contrário, se ouvires a ordem do Senhor e não a transmitires aos teus irmãos, eles se perderão, mas a ti será pedido conta por cada um deles.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" (Jo 8,32)

"Assim, pois, casa de Israel, é segundo vosso próprio proceder que julgarei cada um de vós" (Ez 18,30).

Ninguém escapa: quem pratica o mal passará pelo julgamento de Deus.

Não há desculpas para agir errado.

Mesmo que o outro aja errado comigo, isto não me dá o direito de agir errado também. Mesmo que o outro pareça indiferente e pouco acessível, isto não me livra da responsabilidade de lhe levar a Palavra de Deus.

Devemos fazer o que é certo e agradável ao Senhor.

 

NOSSA RESPOSTA

Peçamos com fé que, o Senhor nosso Deus, nos ajude a ter a coragem de profetizar nos dias de hoje!

Peçamos a graça de conhecer a sua vontade em todos os momentos de nossa vida e a perseverança em obedecer.

Eu seguirei! Eu irei aonde fores, Senhor!

Tua graça me basta. Teu amor me sustenta!


Cantemos, fazendo da música a nossa oração:




Oremos com a Carta de São Paulo aos Efésios. (Ef 1,17-23;6,10-18)

Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, nos dê um espírito de sabedoria que nos revele Deus, e faça que nós o conheçamos profundamente.

Que o Senhor ilumine os olhos da nossa mente,

para que compreendamos a esperança para a qual ele nos chamou;

para que entendamos como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo;  

e compreendamos o grandioso poder com que ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua força poderosa e eficaz.

Acreditamos que Deus a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro.

Acreditamos sim, que Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas.

Aceitamos e confiamos nesta verdade de que fazemos parte do corpo de Cristo, que é a Igreja e que nela acontece a nossa salvação.

Queremos vestir a armadura de Deus para sermos fiéis e cumprirmos nossa missão conforme a vontade de Deus.

Queremos nos  fortalecer no Senhor e na força do seu poder.

Vestir a armadura de Deus para poder resistir às manobras do diabo e no dia mau, possamos resistir e permanecer firmes, superando todas as provas.

Reconhecemos que a nossa luta não é contra homens de carne e osso, mas contra os principados e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes.

Queremos, portanto, estar bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; ter sempre na mão o escudo da fé, e assim poder apagar as flechas inflamadas do Maligno. Colocar o capacete da salvação e pegar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Queremos rezar incessantemente no Espírito, com orações e súplicas de todo tipo, e fazer vigílias de oração, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos.

E assim, preparados para o combate espiritual que travamos contra as forças do mal que não querem que façamos a vontade de Deus, queremos ser SAL e LUZ e cumprir o que Jesus nos ordenou:

“Que sua luz brilhe diante dos homens, para que vejam suas boas obras e glorifiquem a seu Pai que está nos Céus!” (Mt 5,16)

Que assim seja, meu Senhor!

Que a bênção de Deus, nosso Senhor e Pai, desça sobre nós, sobre cada um que estiver lendo esta oração!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 


 

Comentários

AS MENSAGEIRAS

AS MENSAGEIRAS

NAS TRISTEZAS E NAS DORES DA JORNADA