SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA

 

Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. (Sl 18)

  

Recordemos no evangelho que Felipe pede a Jesus que lhe mostre o Pai e isso teria satisfeito o desejo de seu coração. Ele traz no coração um desejo profundo de encontrar o Tudo, ele quer encontrá-Lo, ele quer ver o Pai, ele quer ouvir a sua voz, o som de Deus em sua vida.

Trazemos em nós também este desejo. A música do pe. Zezinho vai dizer que “esta fome de felicidade, é saudade do infinito, é saudade do paraíso, é saudade que a gente tem”. Saudade do paraíso! Saudade de Deus! Saudade de estar com Deus!

O que há de mais importante na nossa vida deveria ser conhecer o Pai. Ele é o sentido da nossa existência porque é  Ele quem nos confirma como filhos e nos revela a nossa verdadeira identidade.  

Procuramos Deus em muitos lugares, e na maioria das vezes lá onde Ele não está. Não fazemos a experiência de entender que Jesus é o rosto do Pai e que é o caminho de acesso para Ele.

Quantas vezes na tua vida rejeitaste a presença de Deus, rejeitaste a revelação de Deus porque a imagem que tens de Deus não se parece com o que estava vivendo: “Deus não é assim!; por que Deus me abandonou?; eu não consigo ver o rosto de Deus!”.

Por quê?

Porque não conhecemos Jesus como deveríamos!

Porque nossa fé é ainda infantil, querendo receber tudo de Deus, sem dar nada em troca!

Porque quem lhe apresentou Deus não o conhecia através de Jesus.

Jesus precisa ser um fato na nossa vida.

Ele não pode mais ser só uma hipótese. Jesus é um fato! Ele é uma experiência.

E cada momento precisa ser uma ocasião de encontro pessoal.

Até aqueles fatos mais difíceis precisam ser uma oportunidade de experiência e de encontro com o Senhor.

 

Jesus respondeu ao pedido de Felipe de mostrar-lhe o Pai:

- «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras.  Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim.”

Quem me viu, viu o Pai!”, quem conhece Jesus, conhece a verdadeira face de Deus. Um Pai de amor e misericórdia, que nos ama com um amor que vem de dentro de suas entranhas. Mas Jesus revelou também o rosto do Pai por meio do Seu sofrimento, da Sua Cruz, através da Sua entrega total de vida.

Muitas vezes, o rosto do Pai estará escondido nas realidades mais contraditórias da nossa vida.

Outras vezes, nós vamos ter de aprender e amadurecer na fé, para enxergar o rosto do Pai nas realidades mais difíceis que enfrentamos.

Mas saiba, Ele está lá! Está presente a cada momento de nossa vida! Não se afasta de nós quando não agimos certo. Não nos condena eternamente, como muitas imagens negativas de Deus nos apresentam.

Deus está sempre pronto a nos acolher de volta!

Lembram da parábola do filho pródigo?

Está sempre esperando por nós para renovar o seu abraço de Pai.

Mas olhando em meus olhos somente me amou!
E ao me beijar, me acolheu num abraço de Pai

 


Importante conhecermos a “manifestação de Deus”, ou seja, as formas como Deus quis se manifestar, aparecer a nós seres humanos e que são reveladas na Bíblia.

     ·       Deus se manifesta fazendo ouvir a sua voz. O som de Deus é sua própria voz.

Sua própria voz foi ouvida não só por Moisés, mas por todos ali:

“Disse o SENHOR a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR” (Êxodo 19:9).

De tal forma foi poderoso o som de Deus, ao  citar os dez mandamentos ao povo, que sentiram medo e pediram para que Deus falasse a Moisés e Moisés falasse depois a eles (Ex 20,19).

Outro exemplo vemos quando Jesus é batizado por João Batista:

“Este é o meu filho muito amado, em quem encontro o meu agrado!” (Lc 3,22) Mais uma vez Deus se faz ouvir!

     ·       O som de Deus se faz ouvir também nos sonhos.


Nosso exemplo é São José que escutava o som de Deus em seus sonhos.

José é alertado para que deixe Belém e fuja para o Egito com a sua família. (Mt 2,3)

Ainda no Egito, José recebe a notícia de que Herodes morreu e que é seguro retornar.  (Mt 2,19-20)

José é avisado para ir para a Nazaré na Galileia.(Mt 2,21)

 

  • ·       Deus se faz ouvir através de visões, de imagens

O exemplo é o profeta Isaías que relata o seu chamado através de uma visão que teve:

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo (…) Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6,1 e 8).

     ·             Deus se faz ouvir através dos anjos

Vemos o anjo Gabriel anunciando à Maria que ela seria a mãe do salvador.

     ·       Mas o maior som de Deus, a sua maior manifestação, é o seu próprio Filho Jesus

“Filipe disse a Jesus: ‘Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.’  Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’?  Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras.  Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim.”

“Mostra-nos o Pai”!  Ele já se mostrou; Ele já se revelou a cada um de nós no Seu filho Jesus.

Acorda, tu que dormes!

Veja! Antes mesmo de buscarmos o som de Deus, Ele busca o nosso coração.

“Existe uma atração que vem de d’Ele: a graça de Deus que procura o coração de cada ser humano. Ele nos quer perto d’Ele! É uma força de atração que é exercida sobre nós, respeitando nossa liberdade, porque Ele nos quer perto de Seu coração e não distantes.

“Abre os teus olhos, contempla o rosto do Pai em Jesus Cristo.

Abre os teus olhos da fé para enxergar o rosto do Pai escondido nas realidades que estão bem próximas de ti. 

Pede ao Senhor, hoje, a graça e o dom da fé para que se descortine, diante de ti, esta visão, muitas vezes, turva; essa dificuldade de encontrar Jesus nas situações que acontecem na Tua vida.” (Padre Donizete Ferreira)

 

Jesus revela-nos o rosto do Pai, Ele é a perfeição da revelação. Através de Jesus o som de Deus se faz presente em nossas vidas.

Por isso, é preciso nos aproximarmos mais de Jesus. Estarmos mais perto dele. Cultivarmos com Ele essa relação de amizade, para que o rosto do Pai, a sua voz, sejam para nós evidentes e muito claros.

 

·       O som de Deus vem através do Espírito Santo

Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um som como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. 6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 13 Outros caçoavam e diziam: «Eles estão embriagados com vinho doce.»

O anúncio fundamental -* 14 Então Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: «Homens da Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém! Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção nas minhas palavras: 15 estes homens não estão embriagados como vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. 16 Pelo contrário, está acontecendo aquilo que o profeta Joel anunciou: 17 ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. 18 E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão. 19 Farei prodígios no alto do céu, e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. 20 O sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso. 21 E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.’ (At 2,1-21)



 

(Medita no teu coração para te dares conta do que Jesus quis te dizer hoje.)

 

Oração


Música: Abraço de Pai - Deixe que a música te coloque no clima de oração.




Rezemos!

Senhor, Pai de misericórdia e amor,

Colocamo-nos em tua presença para ouvir o teu som!

Este som que ressoa dentro de nós,

Chamando-nos a aceitar o convite de vivermos como teus filhos amados!

Este som, que lá nas profundezas do nosso ser, nos convida a sermos mais e melhores, a viver no teu amor e misericórdia, a aceitar a tua vontade amorosa para a nossa vida!

Ó, Senhor, nosso Deus, como é grande o teu amor por cada um de nós!

Louvamos e agradecemos pela tua graça que procura o coração de cada um de nós. Tu nos queres perto de Ti!

“Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim
É muito mais que o meu, sou gota derramada no mar.”

Sim, Pai, teu amor é tão grande que parece um oceano perto da gota que é o meu amor comparado com o teu.

Mas, mesmo assim, olhando em meus olhos, tu me acolhes

E me beijas e me dás um abraço de Pai.

Obrigado, Senhor, por tanto amor!

Obrigado, Senhor, nosso Deus, por quereres te manifestar a nós e estar conosco através de teu filho Jesus.

Ajuda-nos a te amar como Jesus te ama!

Ajuda-nos a nos aproximarmos mais de Jesus, estarmos mais perto dele e cultivarmos com Ele essa relação de amizade, para que o teu rosto de Pai, a tua voz, sejam para nós evidentes e muito claros.

Sopra sobre nós o teu Espírito e deixe-nos ouvir o teu som de amor.

Manifesta o teu poder, a tua sabedoria, o teu amor em nossa vida de cada dia.

Que possamos viver como verdadeiros filhos de Deus!

Queremos amar, queremos ser aquilo que tu queres!

Queremos ser testemunhas da tua manifestação de amor e compaixão no meio daqueles que colocaste em nossa vida familiar, profissional, de estudos…

Ó, Pai querido,

Que nunca nos afastemos de ti,

Que nunca nos falte o teu abraço de Pai.

 Abençoa-nos, Senhor nosso Deus,

Derramando sobre nós o teu Espírito de amor, para que possamos sempre ouvir o teu som em todos os momentos de nossa vida!

- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!




















Comentários

AS MENSAGEIRAS

AS MENSAGEIRAS

NAS TRISTEZAS E NAS DORES DA JORNADA