RECONHECER O AMOR E A BONDADE DE DEUS

 





Te Quero Mais Que Tudo

 

Tua presença me impressiona
Quanto mais Te busco mais desejo estar Contigo, Senhor
A Tua glória
É o meu anseio
Enquanto eu contemplo a Tua glória transformado eu sou


Não há outro igual
És incomparável, totalmente desejável
Dono do meu coração
És incomparável, totalmente desejável

A Tua presença é o meu prazer
Tua Glória eu desejo ver
Vem transformar meu coração
E faz arder outra vez

Eu Te quero mais, Senhor, Te quero mais que tudo
Te quero mais que tudo

Não há outro igual
És incomparável
Totalmente desejável
Dono do meu coração
És incomparável
Totalmente desejável

A Tua presença é o meu prazer
Tua Glória eu desejo ver
Vem transformar meu coração
E faz arder outra vez

Eu Te quero mais
Senhor Te quero mais que tudo
Te quero mais que tudo

Eu Te quero mais
Eu Te quero mais
Eu Te quero mais que tudo
Eu Te quero mais que tudo


 

RECONHECER A BONDADE DE DEUS

Louvemos o Senhor com o Salmo 100

Terra inteira, aclame a Javé!

2                     Sirva a Javé com alegria, e vá até ele com gritos jubilosos!

3         Saiba que somente Javé é Deus: Ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e ovelhas do seu rebanho.

4      Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor em seus átrios, celebrem a ele e bendigam o seu nome:

5         «Sim, Javé é bom: o seu amor é para sempre, e sua fidelidade de geração em geração». (Sl 100)


 

Sim, Deus é bom! Precisamos reconhecer a sua bondade. Quando a reconhecemos, o nosso coração e a nossa inteligência se abrem para acolher todas as graças que Deus quer nos dar e, aos poucos, conseguimos compreender o seu plano de amor para nossas vidas.

“...porque o Senhor é bom!” E quer nos ver curados e felizes. Se queremos ser curados e crescer espiritualmente, é preciso aprender a ter um coração agradecido. E se perseveramos na oração de louvor e de ação de graças, mesmo quando não temos nenhuma vontade de rezar, com certeza 
conseguiremos estar na presença de Deus e isto vai nos fortalecer.

“...sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração.” O amor de Deus é para sempre! Deus nos ama, Ele quer o nosso bem! Ele não merece o nosso louvor?

 “Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor em seus átrios, celebrem a ele e bendigam o seu nome!” Deus Não precisa da nossa oração de agradecimento, mas Ele quer que o louvemos e sejamos agradecidos. Por quê? Porque isso nos faz muito bem,  livra-nos do pessimismo e nos dá alegria.

O que é agradecer a Deus?

Agradecer a Deus é reconhecermos o bem que Ele nos faz; é compreender e aceitar que sem Ele nossa vida não é feliz e que precisamos dele para não fracassarmos, pois muitas situações fogem totalmente do nosso controle.

Mas, cuidado! Louvor e agradecimento não é se conformar com tudo, esperando que Deus faça o que nós temos que fazer. Não é se auto anular. Nem adotar uma postura de sofredor que aceita tudo o que lhe está acontecendo porque é vontade de Deus. Ou adotar a atitude de intocáveis, que nenhum mal pode nos tocar porque Deus está cuidando de nós. Isto não é verdade!

Vemos, através da Palavra, que Deus não nos manda estar contentes com tudo; mas apesar de tudo. Olhem bem a diferença!

Se sabemos que Deus é amor, Deus é bom, como o Senhor poderia querer que achássemos bom e agradecêssemos mesmo pelas coisas ruins que podem surgir em nossas vidas?

Deus não nos pede  agradecer por tudo, mas sim agradecer em todas as circunstâncias. Porque mesmo num momento muito difícil, sabemos que o Senhor está ao nosso lado nos dando força e até nos carregando no colo.

Como poderíamos agradecer por ter pecado? Mas podemos agradecer porque, em meio ao nosso pecado, Deus não nos abandonou.

Como poderia agradecer por ter sofrido uma acidente onde tive tantas consequências negativas? Mas posso agradecer porque Deus me deu forças para sobreviver à dor ou superar a perda que aquele acidente me causou.

Sim, Deus é bom! Tudo o que nos acontece pode encontrar um sentido para o nosso bem e para o nosso crescimento, se reconhecemos a bondade de Deus e a ação do seu Espírito Santo sobre nós.

É claro que, por isso, o inimigo de Deus luta com todas as suas forças para que não tenhamos um espírito de louvor e agradecimento,  porque ele quer tirar o sentido da nossa vida por meio da mentira, ele quer acabar com a nossa esperança, ele quer nos ver derrotados. Deus me abandonou; quando precisei, onde estava Deus? Ele quer conduzir a pessoa à revolta, ao desânimo e à morte. Mas a verdade é que Deus não me abandonou e ele quer a nossa vitória sobre a dor e o sofrimento.

É uma tentação e um desvio ter a ilusão de que Deus só permitirá que nos aconteçam coisas boas. Se aprendemos que Deus nos deu o dom da liberdade, de escolher como agir, como poderia Ele interferir nos acontecimentos que são consequência das escolhas não somente nossas, mas de todos os outros ao nosso redor?

Sim, Deus é bom! A nossa certeza é a de que Deus irá sempre amparar-nos nos momentos mais difíceis. Apesar dos sofrimentos, sabemos com fé que teremos proteção e ajuda sempre que precisarmos.

É dessa certeza que nasce o nosso louvor! É por isso que agradecemos. O amor e a bondade do Senhor se manifesta ao nos acolher na nossa dor, no nosso sofrimento, nas nossas dificuldades e também nas nossas alegrias.

Se não conseguimos louvar a Deus, talvez o nosso coração possa estar bloqueado pelas mágoas e pela decepção. Um coração cheio de tristeza pode ter dificuldade em reconhecer as coisas boas que lhe acontecem.

Se nos encontramos em um destes casos, é preciso encontrarmos um jeito de desabafar e nos livrarmos das mágoas e demais entulhos emocionais. Temos dúvidas de que Deus vai nos ajudar?

Mas precisamos parar de pensar em desgraças e ficar só olhando para o próprio umbigo! Vamos sacudir todo o pessimismo e mandá-lo embora, recomendando que não volte mais!

Sim, Deus é bom! Mudemos o nosso pensamento e o nosso olhar! Deus quer nos dar um novo olhar sobre a nossa vida, o mundo que nos cerca e os nossos relacionamentos!

Comecemos lembrando-nos no quanto Deus nos ama, que Ele nos perdoa e nos protege. Olhemos para a nossa história pessoal e  encontremos muitos motivos para agradecer. Em quantas situações a mão de Deus nos guiou para um caminho melhor do que aquele em que estávamos. Quantas vezes nos livrou de más companhias, nos deu força na doença, iluminou uma decisão que precisávamos tomar...




Foram tantas e tantas bênçãos que rebemos.

Louvemos ao Senhor por tudo isto! Quanto mais louvarmos, mais vamos nos dando conta da presença de Deus em cada momento de nossa vida!

“Sirva a Javé com alegria, e vá até ele com gritos jubilosos!” Já reparamos que as  pessoas agradecidas são mais firmes, mais serenas, não se abalam facilmente, possuem a capacidade de ver a vida para além das aparências, e contagiam a muitos com a confiança que têm nos planos de Deus? Então, o que estamos esperando para nos tornarmos pessoas agradecidas?

“...o seu amor é para sempre”. Sempre temos algo que nos é dado e pelo qual podemos agradecer. Se prestarmos atenção, temos sempre mais graças a reconhecer do que desgraças acontecendo.

A gratidão desencadeia um processo de cura em nós. Reconhecer sinceramente que Deus é bom e que nos ama, e louvá-lo com palavras e atitudes nos leva a ter pensamentos mais saudáveis, ganhar mais gosto pela vida, amadurecer afetiva e espiritualmente, reconstruir vidas despedaçadas pela dor.

Vamos louvar ao Senhor? Vamos ter um coração agradecido? Queremos ser pessoas agradecidas? Reconhecemos a bondade de Deus agindo em nossa vida?

Pense em motivos que você teria para não louvar a Deus. Lembre-se que Deus não é o responsável por isso ter acontecido com você. Então entregue tudo nas mãos de Jesus e deixe  que Ele tome conta e te ajude a aceitar em paz o que aconteceu e perdoar as pessoas envolvidas, e a si mesmo.

Agora estamos prontos para fazer a próxima oração em voz alta. Por quê? Porque quando escutamos a nossa voz fazendo a oração, ela é muito mais internalizada.

Vamos abrir o nosso coração e nos abandonar nas mãos de Deus. Que o Espírito Santo nos conduza! Vamos maravilhar-nos com a bondade e o amor de Deus.

 

ORAÇÃO DE RECONHECIMENTO E GRATIDÃO A DEUS[i]


Meu Senhor e meu Deus, eu te louvo com todo o meu coração. E, com tudo o que há em mim, eu bendigo a tua Santa Presença. Como eu poderia esquecer tanto bem que o Senhor me faz? Todos os dias eu me lembro, Senhor Deus, de tua bondade.

Eu te bendigo porque tu perdoas os meus pecados. Eu te bendigo porque me curas de minhas fraquezas, saras as minhas doenças e me levantas de toda enfermidade.

Eu te louvo, Senhor, porque não há ninguém como tu que salva minha vida da morte e me cerca de bondade e de misericórdia. São incontáveis, meu Deus, os teus carinhos. Quanta coisa boa, quanta gente de bem o Senhor fez entrar em minha vida!

Eu estava cansado, perdido, desgastado e tu me renovaste. Louvado seja, meu Senhor! Obrigado, Pai amado, por todas as vezes em que eu fui injustiçado, humilhado e oprimido e o Senhor tomou a minha defesa. O Senhor é o meu defensor, é por isso que não preciso ter medo. Louvores e glórias a ti! Que o teu nome seja exaltado, que todos escutem e se alegrem comigo, porque o Senhor é o Deus que mostra o caminho quando já não sabemos o que fazer.

Eu estive perdido e o Senhor me iluminou, não sabia o que fazer e o Senhor me revelou, deu-me entendimento e me fez ver o caminho que devia seguir. Glórias e louvores a ti, Senhor! Meu Deus, como o Senhor é bom! Como é verdadeira a tua palavra que diz que o Senhor não se irrita facilmente, mas é cheio de perdão e de ternura. Obrigado por ter esperado por mim, por ter tido paciência comigo, por me corrigir com brandura e por dissolver as minhas faltas no oceano infinito da tua misericórdia. Senhor eu te louvo porque, se é grande o meu pecado, maior ainda é o teu amor por mim. Eu te bendigo porque Tu, Senhor, me corriges para minha felicidade e salvação e nunca me abandonas, pois isso  seria a minha perdição.

Até mesmo a imensidão do Universo é pequena comparada à misericórdia que tens com aqueles que te procuram. És bom comigo, meu Senhor. És misericordioso e afastaste da minha vida o maligno e tudo o que me amaldiçoava. Despedaçastes os meus pecados de uma vez por todas.

Como um pai cheio de amor cuida de seu filhinho, o Senhor tem cuidado de mim e me libertado. Sei que renovas as minhas forças neste exato momento. Eu creio. Glórias e louvores a ti, Senhor!

Senhor eu sou fraco e limitado; minha vida sem ti é como uma chama que se apaga. O que me sustenta, meu Deus, é o teu poder salvador, é a tua misericórdia sempre pronta a socorrer. Como poderia eu não te louvar, nem reconhecer o teu amor se vejo que desde que recorri a ti, tu proteges não só a mim, mas a toda a minha família?

Senhor, eu te louvo. Reconheço a tua supremacia e a tua autoridade sobre a minha vida. Com teus santos anjos, valentes guerreiros, sempre fiéis a tua Palavra, eu te bendigo. Com todos aqueles que te amam e estão sempre prontos a te obedecer, eu te louvo. A todo o momento, em todo o lugar, e de toda a minha alma, eu proclamo: bendito sejas Tu, meu Senhor e meu Deus!

Continuemos louvando ao Senhor por todo o bem que Ele fez por nós. Lembre das situações, dos fatos e louve ao Senhor por ter estado ao teu lado.

 


LOUVEMOS A DEUS, CANTANDO PARA JESUS.

Só por ti, Jesus! Quero me consumir!

Só por Ti Jesus,
Quero me consumir...
Como vela que queima no altar
Me consumir de amor.

Só em Ti Jesus,
Quero me derramar...
Como o rio se entrega ao mar
Me derramar de amor.

Pois Tu és o meu amparo e o meu refúgio
És alegria de minh'alma.
Só em Ti repousa a minha esperança,
Não vacilarei, nem mesmo na dor
Quero seguir-Te até o fim...
Só por Ti Jesus.
 



[i] MENDES, Márcio. 30 Minutos para mudar o seu dia, Canção Nova.

Comentários

  1. Frankmar Da Silva Corrêa26 de fevereiro de 2025 às 22:08

    DEUS É BOM.

     « Sim , Javé é Bom : O Seu Amor é Para Sempre, e Sua Fidelidade de Geração em Geração ».

    ( Bíblia Sagrada Edição Pastoral – Salmo 100 :5 )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTE AQUI

AS MENSAGEIRAS

AS MENSAGEIRAS

NAS TRISTEZAS E NAS DORES DA JORNADA